O PRESÉPIO SOMOS NÓS...
‘A Vida em Nós’, de Tolentino Mendonça, é um jardim de esperança que nos perfuma a alma.
Porque seriam pobres as minhas palavras, limito-me, neste Natal, a oferecer-vos um ramalhete com uma flor de cada um dos seus canteiros.
. Amor – “Podemos alardear este ou aquele interesse, mas o amor verdadeiro precisa de ser amadurecido no silêncio e na intimidade.”
. Camões – “Camões não nos deu só o poema. Se quisermos ser precisos, Camões deixou-nos em herança a poesia.”
. Chorar – “As lágrimas correm de dentro para fora do nosso corpo, mas exprimem a mais recôndita e intensa interioridade.”
. Cristianismo – “Uma Igreja maníaca da organização e da ordem, obcecada pelo regime da pureza, distancia as pessoas. Torna-se um lugar de cerimónia, estático e correto como um museu, mas deixa de ser um território de celebração da vida, atravessado pelo quotidiano, pela turbulência e pelas suas pegadas. Fica sequestrada pelo formalismo e pelo zelo em vez da misericórdia e da alegria.”
Dificuldade – “Um dos caminhos necessários para alegria é a aprendizagem da dor. Não sabemos lidar com ela. Seria preciso, talvez, começar por ver a dor não como um obstáculo, mas como um caminho.”
. Esperança – “A nossa existência é, do princípio ao fim, o resultado de uma aprendizagem da esperança, e só ela é capaz de dialogar com o futuro e de o aproximar.”
. Família – “A nossa cultura tem praticado, talvez com razões, mas certamente sem razão, uma demolição sistemática da figura do pai, deixando em nós um vazio que nada consegue colmatar. A figura do pai precisa, por isso, de ser recuperada. (…) A coisa no mundo mais parecida com os olhos de Deus são os olhos de uma mãe.”
. Fé – “A fé é uma história de fidelidade que se constrói, não é o mero entusiasmo de um momento.”
. Felicidade e alegria – “Tantas coisas seriam diferentes se cada pessoa pudesse habitar, por pouco que fosse, a morada do seu coração.”
. Imperfeição – “Às vezes parece que a nossa existência acaba nos nossos sapatos, que é a única coisa que vemos quando se tem a cabeça virada para baixo.”
. Natal – “O presépio somos nós. É dentro de nós que Jesus nasce.”
. Outros – “O tempo é albergar, é hospedar na nossa vida uma respiração que é maior do que nós. Saber que há um passado maior do que nós, que há um presente, que é o nosso, e que há um futuro.”
. Perdão – “O perdão não é o esquecimento. Muitas vezes confundimos as duas coisas e dizemos: ‘Ah, não consigo esquecer’, como se isso significasse necessariamente ‘não consigo perdoar’. Não, uma coisa é o perdão, outra o esquecimento. Até porque há factos impossíveis de esquecer. Tal não depende, em absoluto, de alguma coisa que possamos fazer. Há ofensas que deixam marcas tão inalteráveis que não conseguimos esquecer, ainda que quiséssemos (…) A questão deve, antes, colocar-se assim: ‘Consigo perdoar uma ofensa que nunca mais vou esquecer?’”
. Poesia e literatura – “Uma palavra não é apenas uma palavra: ela é sedimentação de experiência vital, evocação da memória, ponte entre presente e futuro.”
. Portugal – “Cada português é uma expressão de Portugal e é chamado a sentir-se responsável por ele.”
.
Rezar – “Não há oração vital sem um eu diante de um tu.”
. Silêncio – “Os nossos sentidos espirituais abrem-se e maturam melhor no silêncio.”
. Simplicidade – “A nossa vida é um instante em aberto. Somos chamados a cultivá-la, sim, com a paciente humildade que um jardineiro reserva para o seu jardim.”
. Solidão – “A amizade precisa de solidão e de intimidade, e é um acordo silêncioso entre almas.”
.
. Tempo – “De facto, tudo o que é humano é feito de tempo; somos um reservatório de tempo; lençóis de tempo que se vão acumulando.”
. Velhice – “A velhice é um laboratório de vida presente e não só passada, uma escola onde se aprofunda o significado da esperança e do amor.”
. Ver, olhar. Escutar, ouvir – “A contemplação é arte de nos aproximarmos de nós próprios.”
. Vida – “Nós não temos apenas âncoras, temos também asas.”
Amigo, se estes aromas o deliciaram, não fique à porta, entre no jardim… É uma boa prenda de Natal…(10/12/2025)

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home