SOLITÁRIOS EM COMUNHÃO (II)
À entrada da “Cartuxa de Miraflores”, o irmão
porteiro, em silêncio e com um sorriso, oferece uma brochura que diz: “Como não
nos é possível acompanhar-te pessoalmente, preparámos este folheto em que
assinalamos o mais interessante da nossa igreja. Fundada em 1442, por D. João
II de Castela e Leão, esta Cartuxa é, na realidade, obra quase exclusiva de sua
filha, a rainha Isabel, a Católica. De estilo gótico, dos finais do século XV.”
Foi, pois, com emoção que transpus o limiar daquele
espaço onde os Cartuxos se encontram em oração. De uma só nave, divide-se em
três espaços distintos: para os fiéis, coro dos Irmãos; coro dos Padres e
Presbitério.
Detenho-me no retábulo do Presbitério. “É como um
grandioso cenário onde se desdobra, de maneira visível, o mistério da Redenção
que se atualiza de forma invisível no altar, quando se celebra a Missa”. Para
além do valor artístico, é notável pelo seu programa catequético.
No corpo superior, destaca-se uma grande “Coroa de
Anjos”, em forma de Hóstia, em cujo centro está Cristo Crucificado. A cruz é
sustentada por Deus-Pai e pelo Espírito Santo sob a forma de um jovem. Sobre a
Cruz, um pelicano. Aos pés da Cruz, a Virgem Maria e São João. Nos ângulos da
Cruz, em círculos mas dentro da grande roda formada pelos Anjos, estão
representadas quatro cenas da paixão.
O suporte da “ Coroa de Anjos” são as figuras de S.
Pedro e S. Paulo, as colunas da Igreja. Sobre eles, os evangelistas S. João e
S. Mateus e, debaixo, São Marcos e S. Lucas. Nos quatro espaços triangulares
estão os quatro doutores da Igreja Ocidental: S. Gregório, Santo Ambrósio, S.
Jerónimo e Santo Agostinho.
A parte inferior do retábulo tem como centro o
“Sacrário” que contém a presença viva de Cristo. Sobre o Sacrário, um nicho
alberga seis altos-relevos, fixados num torno giratório, correspondentes às
grandes festas litúrgicas: Nascimento de Jesus, Batismo, Ressurreição,
Ascensão, Pentecostes e Assunção.
De cada lado do Sacrário, estão os santos patronos
dos cartuxos: S. João Batista e Santa Maria Madalena. Ao mesmo nível, nas
laterais, veem-se Santa Catarina de Alexandria e Santiago. Entre estas imagens,
mas em plano superior, surge a Anunciação e a Adoração dos Magos. Debaixo
destes, dois altos -relevos representam a Última Ceia e a Descida da Cruz.
Nos extremos, do lado esquerdo, de joelhos, D. João
II, fundador da Cartuxa, “conduzido” por Santiago; do lado direito, sua esposa,
Isabel de Portugal, protegida por Santa Isabel com seu filho S. João Batista.
Sobre os monarcas estão os escudos respetivos de Castela e de Portugal. Sem
chauvinismos, soube-me bem ver o escudo português…
A visita completa-se com o magnífico Panteão Real em
jaspe de Guadalajara, mandado construir pela rainha Isabel para seus pais que
nele repousam.
Só se ama o que se conhece…
(10/4/2019)
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