AVÔ, CONHECIAS OS PAIS DE JESUS? (II)
Por volta dos dois anos, (estádio
pré-operatório), a criança começa a reproduzir gestos e sons. Imita o adulto
mas na sua ausência. É uma imitação em diferido. Surge o «pensamento simbólico»
que se expressa através do desenho. Recordo o que A. Saint-Exupéry conta em “O
Principezinho”. Diz ele que, depois de fazer um desenho, mostrou-o “a pessoas
grandes e perguntei-lhe se o meu desenho lhes metia medo” E qual não foi a sua
deceção…
“Elas responderam -me: — Porque é que um chapéu haveria de meter medo? O meu
desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia a digerir um
elefante.”
Todos nós já vimos crianças fazer uns riscos e dizer: “Esta é a mãe,
esta é a avó”.
Também os “jogos do faz-de-conta” são imitações em diferido. A criança
reproduz um gesto que viu a mãe fazer e diz: - “Sou a mãe”. Ainda há dias, a
Clara sentou-se na soleira da porta onde costuma estar uma sua vizinha e disse
toda empertigada: -“Eu sou a Rosa!”
Além disso, começa a atribuir valor simbólico aos sons que foi
interiorizando. Quando diz «papá», já sabe a quem se refere. Para além do som,
existe significação. Isto é linguagem
Este é o tempo de rezar com ela algumas orações como a Ave-Maria, o
Glória, ao Anjo da Guarda; de lhe explicar as festas religiosas como o Natal, a
Páscoa, e os símbolos cristãos da casa. Mas devemos ter cuidado com as palavras
para não suceder o que me aconteceu quando disse ao Francisco, então com 4
anos, que o Tio Zé tinha ido para o Céu: - “Foi de avião ou de foguetão?”
Faz-lhe muito bem ir visitar uma igreja vazia. Ao ver a postura do
adulto, vai introjetando a ideia do Sagrado. Os pais/avós aproveitem os dias
especiais para levá-la à Missa. Pouco a pouco, vai-se habituando a ver, no
visível, o invisível e, através dos sinais, chega ao Mistério. Esta é a
“Pedagogia da Fé”.
Pelos 6 anos, surge o estádio das “operações concretas”. O pensamento
torna-se reversível mas permanece sob o domínio do real e do concreto. Lembro a
perturbação daquela criança a quem, na catequese, disseram que Jesus nos dá a
Vida Eterna. -“E se eu não gostar da vida eterna?” Jesus oferece-nos o Paraíso
(cf. Lc 23,43). É mais concreto…
Por volta dos 11 anos, atinge o estádio das “operações formais”. Só
então entra nos domínios do abstrato e do “possível”. Adquire a noção de tempo
e espaço abstratos. Não admira pois que a Clara me tenha perguntado se eu
conhecera os pais de Jesus. O pai dela, com a sua idade, sempre me perguntava
se eu tinha conhecido os Romanos.
Segundo Piaget, os estádios podem ser antecipados mas nunca suprimidos.
Os pais e os catequistas não os podem ignorar.
Termino com a interrogação que, em Fátima, nos deixou o arcebispo de
Manila: “Será que os pais (e os avós) assumem com seriedade a responsabilidade
de educar os seus filhos na Fé?” (JN, 14/5/2019)
(29/5/2019)
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