O Tanoeiro da Ribeira

terça-feira, novembro 29, 2022

NA CASA DA MÚSICA

Há já uns anitos que nossos netos nos vêm oferecendo, como prenda de Natal, a assinatura duma série de concertos na Casa da Música. O deste ano chama-se “Sinfónica Série Descobertas 2022” com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, e o último foi em 17 de novembro com: ‘Anticipations (2019), em estreia mundial, encomenda da Casa da Música, com a presença do seu compositor, Philippe Manoury; Sinfonia Fantásctica (1830), obra-prima de Hector Berlioz, com apenas 27 anos. Um concerto magnífico até pelo contraste das composições. Foi uma bela iniciativa dos pais que a todos aproveita: às crianças, que bem cedo entram no universo da Casa da Música; a eles, que já não têm de cuidar da prenda a oferecer; a nós, porque nos eleva o espírito e cria rotinas benfazejas. Ao aproximar-se o Natal, deixo-vos esta sugestão que poderá fazer crescer a presença de portugueses na Casa da Música, uma oferta cultural que os turistas bem aproveitam, como comprovo sempre que assisto a um concerto. Hoje, porém, quero falar do concerto “Ventos Americanos” que não pertence a essa ‘assinatura anual’. Aconteceu no dia 13 de novembro e foi organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa que, nascida e com sede no Porto, adquiriu grande prestígio internacional bem expresso nos vários prémios com que foi agraciada como o 1ºPrémio no 60º aniversário do World Music Contest, na Holanda, em 2011. Ao receber a ‘folha da sala’, agradou-me verificar que dos 58 instrumentistas (Flauta, 3; Oboé, 3; Fagote, 2; Clarinete, 14; Saxofone, 7; Trompa, 5; Trompete, 6; Trombone, 4; Eufónio, 2; Tuba, 2; Percussão, 7; Contrabaixo, 1; Harpa, 1; Piano, 1) só um não tinha nome português. Esta valorização veio confirmar a crescente presença de músicos nacionais que, ao longo dos anos, tenho verificado na Orquestra Sinfónica. Estão de parabéns os jovens artistas, as escolas que os formam e as instituições que sabem exponenciar os seus talentos. Com elevado profissionalismo e exímia qualidade, presentearam-nos com três composições de música contemporânea. Na primeira -’Cloudburst (1995) - de Eric Whitacre, surpreendeu-me o contraste entre os momentos fortes, acentuados pela percussão, e os tempos de introspeção de que realço um solo da flauta. Surpreendente foi também o final em que os músicos, silenciados os instrumentos, se uniram num ‘estalar de dedos’ que se foi esvanecendo… A segunda – ‘Reflets - Concerto para saxofone alto e banda’ (2014) – teve a particularidade de o solista de saxofone ser o próprio compositor, Vincent David. Encantou-nos com o virtuosismo e a vivacidade da sua interpretação que atingiu o clímax no ‘encore’ final em que, por seu convite, a assembleia, num murmúrio de boca fechada, acompanhou a melodia e marcou o ritmo. Na terceira – ‘Sinfonia nº 3, Urban Landscapes (2020) – Franco Cesarini é uma metáfora da cidade de Chicago. O primeiro andamento começa de modo suave, é ‘a cidade de madrugada’. Segue-se um momento mais enérgico que representa o acordar e culmina com o sol do meio-dia. O segundo representa a noite e abre com a melancolia dum solo do corne inglês. No terceiro, como num jogo de espelhos, entrechocam-se os temas anteriores, No final do concerto, o maestro colombiano que dirigiu o concerto, José Rafael Vilaplana, emocionou a assistência ao dizer: “Os meus vizinhos pedem para que eu, quando estiver no estrangeiro, diga que a Colômbia não é apenas coca e narcotraficantes. A Colômbia é arte e cultura. A Colômbia é mensageira de paz”. O concerto, que honra a Banda Sinfónica que o tocou e a Casa da Música que o acolheu, terminou, com toda a gente de pé, numa ovação longa e emocionada. Ao enfatizar a qualidade artística desta banda sinfónica, quero homenagear as muitas ‘bandas’que enriquecem a cultura de vilas e aldeias da nossa terra e dão brilho às nossas festas e romarias. Quantas memórias de infância, especialmente ligadas à ‘Festa do Menino’, eu tenho da Banda Musical de S. Martinho (Campo, Valongo) e do seu regente, Mestre António Teixeira. A minha homenagem. (30/11/2022)